Os nove cachorros que foram resgatados, na tarde desta quarta-feira, de uma residência de Camobi, zona leste de Santa Maria, estão recebendo tratamento e alimentação em um lar temporário da cidade.
Os animais sofriam maus-tratos e não eram alimentados há muito tempo, conforme avalia Elis Parode, presidente do Grupo de Apoio Santa-mariense de Proteção Animal (Gaspa), que recolheu os cães com o auxílio do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM).
_ Segundo os vizinhos, eles (os donos dos cães) se mudaram para lá em dezembro e acho que não alimentavam nunca os animais, só jogavam uns restos de comida. Eram 18 cães inicialmente, os nove que morreram serviam de comida para os que continuaram vivos _ relata.
De acordo com a presidente, o estado de saúde dos animais é crítico, todos estão desnutridos, desidratados, com pulgas, carrapatos e com dermatite, devido à sujeira.
_ Uma das rottweilers tem o porte menor do que o de um cocker. Nós achávamos que ela era filhote, mas é uma cadela idosa, com 10 anos ou mais, que não cresceu porque passou fome _ lamenta.
Nesta sexta-feira, os cães devem ir para outros lares temporários, onde devem continuar o processo de reabilitação até que estejam aptos para adoção. De acordo com Elis, algumas pessoas já demonstraram interesse em adotar os animais, mas devem ser feitas entrevistas, até que os cães sejam adotados.
Os donos dos cães foram autuados e devem respoder por crime ambiental.
Os nove cães
- 3 rottweilers, duas fêmeas e um macho
- 1 mestiço de fila brasileiro;
- 1 mestiço de poodle
- 1 colie
- 3 sem raça definida, um filhote de cinco meses, um porte pequeno e um porte médio
Doações em dinheiro
Banrisul - Gaspa
Agência 0350
Conta Corrente 0613683902
Doações de ração, remédios e material de higiene
- Mundo Pet (Supermercado Nacional da Avenida Medianeira)
- Fofos e Ferozes (esquina das ruas Serafim Valandro e dos Andradas)
- Mordomia pet shop (Avenida Fernando Ferrari)
Contato e informações
- Na página oficial do Gaspa - Amigos Fiéis no Facebook